“Guided by Nature” dinamiza turismo na região

TURISMO. Plataforma digital apresentada em sessão técnica conjunta da AMDT e CIM-TS destaca-se como ferramenta de promoção turística e valorização sustentável do território, com 92 percursos e mais de mil pontos de interesse.

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) promoveram no passado 28 de maio, uma sessão técnica dedicada à apresentação e valorização do portal Guided by Nature, plataforma digital focada na promoção do turismo de natureza e na valorização sustentável do território.

O encontro decorreu na sede da CIM-TS e contou com a presença de representantes da Rota do Românico, sete municípios integrados no projeto, do consultor Manuel Franco (A2Z, Outdoor Experts) e de Pedro Almeida, responsável de cycling da Rota Vicentina, que partilhou a experiência de sucesso da sua região.

Desenvolvido no âmbito das Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC) – PROVERE, o projeto Guided by Nature.PT abrange 13 municípios da Região do Douro, Tâmega e Sousa, bem como Arouca e Vale de Cambra, estando disponível desde fevereiro de 2024 através do site e da app guidedbynature.pt.

O essencial do portal:

  • 92 percursos turísticos, totalizando 2.295 km, dos quais:
    • 34 são cicláveis (1.290 km)
    • 58 são pedestres (1.000 km)
  • Mais de 1.000 pontos de interesse listados: alojamento, restauração, comércio e lazer
  • Opção para o utilizador criar itinerários personalizados
  • Foco na sustentabilidade ambiental, identidade local e bem-estar das populações

António Orlando

Next Post

Almofrela acolhe jornada do projeto europeu PAISACTIVO dedicada à revitalização rural

Sex Mai 30 , 2025
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.