EDUCAÇÃO. As escolas da região do Douro, Tâmega e Sousa conquistaram lugar de relevo a nível nacional ao serem distinguidas na 15.ª edição do projeto “No Poupar Está o Ganho”, uma iniciativa de literacia financeira que reuniu centenas de participantes de todo o país.
O evento de encerramento teve lugar no passado dia 4 de maio, no Porto, e contou com a presença de cerca de 600 participantes, assinalando também o 15.º aniversário deste projeto promovido pela Fundação António Cupertino de Miranda, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Nove turmas da região foram premiadas pelo seu desempenho excecional ao longo do ano letivo, com destaque para instituições de ensino de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Felgueiras, Paços de Ferreira e Penafiel.
Entre os vencedores, sobressaem o Colégio de S. Gonçalo de Amarante (turma 6.ºA) e a Escola Básica de Penafiel (turma 2.º F), que conquistaram o 1.º lugar nacional nos 2.º e 1.º ciclos do ensino básico, respetivamente.

O projeto “No Poupar Está o Ganho” integra o Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar e tem como objetivo reforçar as competências financeiras dos alunos através de métodos práticos, desafios pedagógicos e formação contínua para professores, promovendo uma cultura de responsabilidade e sustentabilidade financeira desde cedo.