“Patrulha Baião” reforçada no âmbito do novo Plano Operacional Municipal para 2025

PREVENÇÃO FLORESTAL. Baião intensifica medidas de prevenção contra incêndios rurais

O Plano Operacional Municipal (POM) para 2025 foi aprovado no passado dia 4 de junho, durante a reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Baião. Um dos principais destaques do documento é o alargamento do projeto “Patrulha Baião”, que passará a contar com 60 jovens voluntários, mais do que duplicando o número de participantes do ano anterior.

O projeto de vigilância florestal será expandido com recurso a verbas municipais e executado por jovens provenientes do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). O trabalho a desenvolver de visa a vigilância florestal no concelho, contribuindo para a prevenção de incêndios rurais e para a sensibilização ambiental da comunidade.

O novo POM 2025 reforça a coordenação entre os diferentes agentes de Proteção Civil e entidades responsáveis pela gestão dos fogos rurais, apostando na otimização dos recursos e numa resposta mais eficaz nas fases de vigilância, deteção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Durante a sessão, foi também apresentado o Programa Sub-Regional de Ação de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa (PSA-TS), pelo Coordenador Regional da AGIF, Bruno Antunes. Este é o primeiro programa do género aprovado na região Norte e estrutura-se em quatro eixos estratégicos: valorização e cuidado dos espaços rurais, modificação de comportamentos e gestão eficiente do risco.

O PSA-TS contempla 51 projetos, 12 deles prioritários, com um investimento previsto de cerca de 269 milhões de euros e a participação de 35 entidades públicas e privadas. Está em curso o processo de transposição deste programa para os Planos Municipais de Execução, que deverão estar concluídos até ao final de 2025.

A reunião foi presidida por Filipe Fonseca, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião e responsável pela Proteção Civil, que sublinhou: “O reforço da ‘Patrulha Baião’ é um bom exemplo de como o envolvimento da juventude e o investimento municipal se podem traduzir em benefícios concretos para a proteção do nosso território”.

Entre os presentes estiveram ainda representantes da Assembleia Municipal, da AGIF, do ICNF, dos Bombeiros Voluntários, da GNR, das entidades gestoras de baldios e de empresas florestais, bem como técnicos da autarquia.

António Orlando

Next Post

Despiste faz um ferido grave

Ter Jun 10 , 2025
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.