A Escola Secundária de Celorico de Basto sagrou-se, pelo segundo ano consecutivo, Campeã Regional de Andebol no escalão de Iniciados Masculinos, ao vencer a Fase Final Regional do Desporto Escolar, realizada no passado dia 11 de Junho na Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos.

Após conquistar o título de Campeã da CLDE de Braga, a equipa celoricense defrontou a EB Henrique Torrinha e a EBS de Moimenta da Beira, impondo-se de forma clara em ambos os jogos. No encontro decisivo, frente à EB Henrique Torrinha, a formação de Celorico de Basto venceu por 45-30, assegurando o título regional com uma exibição de elevado nível técnico e espírito coletivo.
A classificação final da fase foi a seguinte:
- ES Celorico de Basto – 6 pontos
- EB Henrique Torrinha – 4 pontos
- EBS Moimenta da Beira – 2 pontos
O professor Varejão, responsável pelo Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE) no agrupamento, destacou a importância deste tipo de projetos para o desenvolvimento do desporto em Portugal: “Estes alunos demonstraram resiliência, dedicação e capacidade de trabalho. Estão no caminho certo e merecem cada conquista.”
O responsável sublinhou ainda o papel essencial da Escola Secundária de Celorico de Basto e do Município local, cujo “apoio tem sido determinante para o sucesso e continuidade do projeto desportivo, reforçando a importância de continuar a investir em infraestruturas e recursos adequados“.
Um dos destaques da jornada foi também Lucas Miranda, aluno da ES Celorico de Basto, que participou como jovem árbitro, espelhando o envolvimento e versatilidade dos estudantes neste modelo educativo e formativo.