MÚSICA. O festival Jazz no Jardim 2025 começa hoje, sexta-feira, 13 de junho, e promete animar o Marco de Canaveses durante três dias consecutivos com concertos gratuitos ao ar livre, celebrando o jazz nas suas mais diversas formas e sonoridades.
O “Festival Jazz no Jardim 2025” começa hoje, sexta-feira, 13 de junho, e promete animar o Marco de Canaveses durante três dias consecutivos com concertos gratuitos ao ar livre, celebrando o jazz nas suas mais diversas formas e sonoridades.
A abrir o festival, esta sexta-feira, às 21.30 horas, atua a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), acompanhada pelo saxofonista espanhol Perico Sambeat, considerado um dos mais destacados nomes do jazz europeu.

O músico espanhol, além de participações em gravações de músicos de jazz portugueses, como Carlos Barretto, Bernardo Sassetti ou Rodrigo Gonçalves, também colaborou com a Orquestra Jazz de Matosinhos, designadamente numa homenagem ao músico Ornette Coleman, com Ricardo Toscano, e no programa “compositor em residência” com temas originais arranjados para ‘big band’. A colaboração de Perico Sambeat com a OJM tem um novo capítulo no Marco de Canaveses
No sábado, sobe ao palco o André Rosinha Trio, (banda que soma colaborações com Salvador Sobral) que apresentará o seu trabalho com uma abordagem intimista e poética ao jazz contemporâneo.

O encerramento do festival está reservado para domingo, com uma tarde “pensada para todos os públicos”.
Às 16 horas os Supertronik Bootleg levam ao Jardim do Marco uma fusão de eletrónica e jazz, num registo que convida à dança. Definem-se como um “um quinteto de seres extra-planetários que persegue as sonoridades terrestres de Eurodance e Brasshouse”.
Com atividade desde 2018, o grupo de instrumentistas de sopros e percussão explora repertório da música eletrónica dos anos 90 com arranjos originais e performances de rua. O primeiro trabalho discográfico (2020) dos Supertronik Bootleg foi um re-arranjo do tema Better Off Alone de Alice Deejay. Em 2024 apresentam mais um rework, desta vez do clássico de pista Freed From Desire de Gala.
Às 18 horas, o grupo Two-Time Winners encerra o Jazz No Jardim com um concerto de groove, improviso e ritmo.
Formada por Samuel Silva e João Sêco, a dupla de músicos/produtores conta com a colaboração de três vocalistas internacionais, Tracey Kayy, Owen O’Sound Lee e Gracie, e um elenco de músicos portugueses: Marito Marques, Pedro Ferreira, Guilherme Salgueiro, Bruno Macedo, João Sousa, Gileno Santana e Fábio Rodrigues.
O Festival Jazz no Jardim é organizado pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.