EDUCAÇÃO. O Gabinete de Inovação e Empreendedorismo (GIE) da Câmara Municipal de Celorico de Basto dinamizou, no passado dia 12 de junho, uma sessão de formação na Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes (EPAESN), dirigida aos alunos do 11.º ano, com o objetivo de os preparar para a transição para o mercado de trabalho.

Durante a iniciativa foram abordados temas essenciais como a elaboração de currículos, cartas de apresentação e estratégias para entrevistas de emprego. A equipa do GIE destacou a importância de saber comunicar eficazmente no momento de procurar emprego, referindo que “os jovens quando saem da formação académica são, para o mercado de trabalho, como gatos pretos em quartos escuros”, numa metáfora que ilustra a dificuldade de visibilidade junto das empresas.
A sessão teve início com a intervenção de José Sousa, secretário da vereação do Pelouro da Educação, em representação da vereadora Maria José Marinho. O responsável destacou a relevância desta formação: “Estas ações são cruciais para os nossos jovens, sobretudo para os desta escola, que saem do ensino regular com várias competências, mas muitas vezes sentem-se perdidos quanto à forma de se apresentarem ao mercado. Saber fazê-lo é uma mais-valia que o GIE proporciona”.
Ao todo, participaram 58 alunos dos cursos de Técnico de Produção Agropecuária (12), Técnico de Gestão Equina (6), Técnico Auxiliar de Saúde (10), Técnico de Instalações Elétricas (13), Técnico de Restauração – Cozinha/Pastelaria (13) e Técnico de Restauração – Restaurante/Bar (4).
Além da componente teórica, a formação incluiu atividades práticas que envolveram de forma ativa os alunos. O diretor da EPAESN, Fernando Fevereiro, salientou: “Os nossos alunos saem bem preparados e são muito procurados pelo mercado. No entanto, é essencial que saibam como se apresentar, como se promover, para poderem escolher onde querem trabalhar, e não apenas serem escolhidos. Por isso, estas ações são fundamentais e devem continuar a ser repetidas”.