POLÍTICA. O baionense José Luís Carneiro foi este sábado eleito secretário-geral do Partido Socialista, assumindo a liderança do partido como candidato único. A eleição marca um momento de especial relevância para Baião, terra natal do novo líder socialista, que agora se projeta no panorama político nacional com ainda maior notoriedade. Carneiro vence PS com 95% dos votos (e 55% de abstenção): promete “oposição leal, responsável, firme e enérgica”

Num discurso transmitido ao país, José Luís Carneiro – que já foi presidente da Câmara de Baião e continua a ser uma figura de referência na região – afirmou que a sua liderança será marcada por uma postura “ponderada” e reafirmou que o PS é “um partido de oposição a este Governo”.
“O PS, que a partir de hoje tenho a honra de liderar, é um partido de valores e de princípios”, declarou com convicção.
Carneiro destacou que está apenas no início de um novo ciclo político, mas sublinhou a importância de avançar com “passos sólidos”, rejeitando precipitações ou abordagens táticas de curto prazo. No seu discurso, criticou ainda políticos que, na sua perspetiva, se deixam levar pela “política-espetáculo” e pelo “vedetismo individual”, em detrimento do bem comum.
“Procuro ser uma pessoa ponderada”, garantiu o novo líder, sublinhando o seu compromisso com a responsabilidade e com a construção de “caminhos melhores para o país”.
O novo secretário-geral reafirmou o papel do PS como uma oposição “leal, responsável, firme e estratégica” ao Governo liderado por Luís Montenegro. Entre as críticas que dirigiu ao Executivo, destacou preocupações com o enfraquecimento do Estado Social, especialmente nos setores da saúde, habitação e política económica.
Com as eleições autárquicas no horizonte, José Luís Carneiro anunciou uma Convenção Autárquica para o final de agosto ou início de setembro, onde os candidatos socialistas deverão reafirmar o seu compromisso com os valores da liberdade, igualdade e solidariedade. Valores esses que, como relembrou, têm profundas raízes nos territórios e nas gentes, como os de Baião, que sempre o acompanharam na sua caminhada política.
O Presidente da República receberá José Luís Carneiro em audiência no Palácio de Belém na próxima terça-feira, dia 1 de julho, às 15h00.