DESPORTO. O BECA – Bastinhos Escola Clube de Andebol e o Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE) oficializaram, a 26 de junho, uma parceria estratégica com a assinatura de um protocolo de colaboração, num momento que marca o reforço do andebol em Celorico de Basto.

O acordo foi formalizado numa cerimónia que contou com a presença do presidente do BECA, João Varejão, professor, e do diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Domingos Lopes Carvalho, em representação do CFDDE. Esta assinatura simboliza o compromisso de ambas as instituições em continuar a fomentar o crescimento sustentado da modalidade no concelho.
A colaboração tem como principais objetivos:
- Promover a prática do andebol junto das camadas mais jovens;
- Identificar e desenvolver talentos desportivos emergentes;
- Criar condições para uma formação desportiva de excelência, articulando o percurso escolar com o desportivo.

A iniciativa conta ainda com o apoio do Município de Celorico de Basto, reconhecido como “um parceiro ativo e essencial na dinamização do desporto local”. Também “o Agrupamento de Escolas tem desempenhado um papel fundamental, assegurando o enquadramento pedagógico e logístico necessário ao sucesso do projeto”, refere fonte do BECA.
“Esta parceria entre escola e clube é uma aposta clara na valorização dos jovens e na construção de uma identidade desportiva sólida, alicerçada em valores de dedicação, excelência e paixão”, explica a fonte.

O projeto de formação do BECA é já uma referência a nível nacional, distinguindo-se pelos resultados alcançados e pela forte ligação à comunidade educativa e local.