NEGÓCIO. Empresário Juan Carlos Escotet, uma das maiores fortunas de Espanha, comprou 90% da SAD penafidelense por um valor que poderá chegar aos 12 milhões de euros. A operação reforça a presença do milionário na região onde já detém investimentos no setor financeiro e vínico.

Sociedade Anónima Desportiva do Futebol Clube de Penafiel vai passar oficialmente para o controlo maioritário do empresário espanhol Juan Carlos Escotet, conhecido por liderar o banco ABANCA e pelo envolvimento no setor do Vinho do Porto através do grupo Kopke. O negócio, cuja oficialização deverá ocorrer nos próximos dias, representa um investimento entre os 10 e os 12 milhões de euros e marca uma nova fase no futuro do emblema rubro-negro.
Com esta operação, Escotet passa a deter 90% do capital social da SAD penafidelense, anteriormente nas mãos da Gradual Score, empresa controlada por Domingos Garcia. Os restantes 10% continuam sob alçada do clube, mantendo assim uma ligação institucional à sociedade desportiva.
A entrada de Escotet no universo do futebol duriense acompanha a sua estratégia de reforço de presença na região norte de Portugal. Com uma fortuna avaliada em 4,1 mil milhões de euros e classificado como o sexto homem mais rico de Espanha pela revista Forbes, o novo dono da SAD do Penafiel é também proprietário do histórico Deportivo da Corunha em processo de regeneração.
Grupo Abanca
O grupo Abanca tem sede na Galiza e origem na Novacaixagalicia, que resultou da fusão entre a Caixa Galicia e a Caixanova, e é controlado pelo empresário Juan Carlos Escotet Rodríguez, o presidente do Conselho de Administração, que tem dupla nacionalidade, espanhola e venezuelana.
Escotet Rodríguez, nasceu em Madrid e os seus pais emigraram para a Venezuela, é fundador e dono do banco venezuelano Banesco e começou a investir em Espanha entre dezembro de 2012 e junho de 2014.
O grupo está presente em Espanha, Portugal e Venezuela e também nos EUA, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Brasil, Colômbia, Suíça, Alemanha, França e Reino Unido.
Na Galiza detém 40% da Nueva Pescanova e entrou no capital do Deportivo da Corunha.
O Abanca em Portugal
O Abanca comprou em março de 2018 a rede de retalho e banca privada do Deutsche Bank em Portugal, sendo atualmente o décimo grupo financeiro a operar no nosso país. O grupo comprou também o Banco Caixa Geral (o banco que a CGD tinha em Espanha), por 384 milhões.
Em Portugal, o grupo Abanca controla ainda o grupo de vinhos Sogevinus, detentor das marcas Calem, Barros, Burmester, Kopke e Velhotes e é detentor de 5,05% da Media Capital dona da TVI.