GNR cabeça de cartaz da “Revolução Grisalha”, o festival que promove nostalgia com consciência ambiental

MÚSICA. A vila de Baião prepara-se para receber, de 4 a 6 de julho, a terceira edição da Revolução Grisalha, festival que promete reviver o espírito das décadas de 60, 70 e 80, com especial destaque para os anos 80. O evento decorre na Praça D. Manuel de Castro, com entrada livre e muitas atividades para todas as idades, celebrando a memória coletiva em ambiente retro e familiar.

A abertura oficial acontece às 18.30 horas de sexta-feira, com os Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião a dar o tom às festividades. Seguem-se performances de dança pela Academia Liliana Castro, animação de rua com “Drama & Beiço” e os aguardados concertos de tributo aos Pink Floyd e Tina Turner. Os DJs Peter P. e Metropolis encerram a noite com sonoridades marcantes dos anos 80.

Durante todo o fim de semana, o recinto contará com arcade games, flippers, insufláveis, atividades infantis supervisionadas e zonas de restauração com petiscos típicos. “A praça foi estrategicamente organizada com áreas sombreadas e espaços confortáveis para o público usufruir das atividades de forma tranquila”, explica a autarquia baionense entidade organizadora do Festival.

Sábado com GNR e tributo aos U2

O sábado começa às 16h com a zona Kids and Games, e à noite sobe ao palco João Paulo Vaz, seguido pelo tributo aos U2 pelos The Fly. A Associação Vale do Zêzere apresenta uma performance especial às 22.45 horas, e o ponto alto chega às 23h com o concerto dos GNR, que celebram 45 anos de carreira. O DJ Higuita fecha a noite com clássicos dançantes.

O domingo é dedicado à família, com abertura às 12h. Às 15.30 horas, a exposição de carros clássicos organizada pelo VWR Clube de Portugal será um dos destaques da tarde, que contará também com animação infantil, dança pela Byondance e uma tertúlia nostálgica com figuras da comunicação como Carlos Daniel, João Ricardo Pateiro e Filipe Fonseca.

Segundo Anabela Cardoso, vereadora da Cultura e Turismo, “este festival alia nostalgia e diversão em perfeita harmonia, permitindo a partilha de momentos únicos entre gerações”. Já o presidente da autarquia, Paulo Pereira, destaca a vertente sustentável do evento, reforçando que Baião continua a ser um destino turístico consciente, reconhecido pela certificação ‘Ouro’ da EarthCheck.

Com copos reutilizáveis, ecopontos e bebedouros distribuídos, a Revolução Grisalha é “mais do que uma celebração das memórias: é um compromisso com o futuro”, garante o autarca.

Next Post

Tino de Rans é de novo candidato às Presidenciais

Qua Jul 2 , 2025
POLÍTICA. Vitorino Silva, conhecido popularmente como […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.