POLÍTICA. Vitorino Silva, conhecido popularmente como Tino de Rans, anunciou que irá abandonar a intenção de se candidatar à Câmara do Porto para voltar a apostar numa candidatura à Presidência da República — a terceira consecutiva na sua carreira política.

A decisão foi revelada após uma reunião com Manuel Pizarro, candidato socialista à autarquia portuense, que receberá o apoio oficial do movimento Porto a bom Porto, liderado por Tino, e do partido RIR. “Vou concorrer a Presidente da República e apoiar Manuel Pizarro, no Porto”, declarou ao JN.
Segundo Vitorino, o movimento que fundou será “o fermento que falta” à candidatura de Pizarro, numa disputa que acredita estar “taco a taco” com Pedro Duarte. “Basta um voto para vencer a Câmara do Porto”, sublinha, justificando que “as nossas ideias são muito iguais às de Pizarro”.
Com esta escolha, o ex-candidato presidencial volta a assumir ambições nacionais. “Não posso trair quem votou em mim no passado. Não vou ao Porto, vou a Portugal”, afirma, prometendo iniciar já na próxima semana o processo de recolha de assinaturas para formalizar a sua presença nas eleições presidenciais do próximo ano.