ESCOLA. Pequenos empreendedores surpreenderam com ideias originais, demonstrando fortes competências de comunicação, trabalho em equipa e pensamento criativo.
O Cine-Teatro de Amarante foi palco de uma verdadeira demonstração de talento jovem e criatividade. No âmbito do programa Empreender & Inovar na Escola, 145 alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso apresentaram 25 projetos de empreendedorismo e inovação social, num ambiente repleto de entusiasmo, propósito e espírito de mudança.

As propostas, desenvolvidas por sete turmas do 1.º ciclo, abordaram áreas tão diversas como saúde, tecnologia, educação, ação social e atividades lúdicas, evidenciando que a inovação pode – e deve – começar desde cedo. Com apenas 10 anos, os pequenos empreendedores surpreenderam com ideias originais, demonstrando fortes competências de comunicação, trabalho em equipa e pensamento criativo.
O evento contou ainda com a presença de representantes de empresas locais – entre as quais a Fischer Connect, Mercearia Costa, AMC, Fielnorte e Rick e Mark – que comentaram os projetos apresentados, reforçando a ligação entre a escola e o tecido empresarial de Amarante.

Mais do que uma mostra de ideias, o programa visa desenvolver competências fundamentais para o século XXI: resolução de problemas, iniciativa, responsabilidade social e cidadania ativa. O objetivo é claro – formar crianças preparadas para transformar o seu meio envolvente e contribuir para comunidades mais justas, criativas e colaborativas.
Lançado em 2019, o Empreender & Inovar na Escola é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Amarante e a Associação Empresarial de Amarante, com o apoio de 22 mentores e de várias entidades da Rede Social local. Entre os parceiros estão instituições como a Adesco, a Associação de Municípios do Douro e Tâmega, o CENFIM, a Dolmen, o Infantário Creche O Miúdo, o Instituto Empresarial do Tâmega (IET), a Psicosorrir e a Stay to Talk.
Com esta iniciativa, Amarante reforça o seu compromisso com a educação para a cidadania e com a valorização do potencial das novas gerações.