ARTE URBANA. Com traços expressivos e cores cuidadosamente pensadas para dialogar com a envolvência urbana, o mural celebra a gastronomia amarantina e o espírito acolhedor da cidade
A Rua Cândido dos Reis, no coração de Amarante, ganhou um novo destaque artístico com a inauguração de um vibrante mural da autoria de Eva Halfers, jovem artista formada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A obra insere-se nas iniciativas da Divisão da Educação da autarquia, que aposta na valorização das artes como ferramenta educativa e de envolvimento comunitário.

Com traços expressivos e cores cuidadosamente pensadas para dialogar com a envolvência urbana, o mural celebra a gastronomia amarantina e o espírito acolhedor da cidade. Ao centro da composição está uma mesa festiva, onde não faltam os doces típicos de Amarante e o tradicional barro preto, elementos que prestam homenagem à identidade cultural local.
“A intenção é criar um convite visual à partilha e ao convívio, refletindo o verdadeiro espírito amarantino”, explica Eva Halfers, destacando que o mural não se limita a representar a gastronomia, mas procura traduzir o ambiente humano e comunitário que caracteriza o centro histórico.
Este novo ponto de interesse junta-se ao mural criado em 2024 pelo artista Francis.co (Francisco Fonseca) na Rua Maria Eulália de Macedo, reforçando o percurso artístico urbano que vem crescendo em Amarante.
Para Adriano Santos, vereador com o pelouro da Educação, “este projeto mostra como a arte no espaço público pode ser uma extensão do trabalho educativo, promovendo criatividade, identidade e memória coletiva. A obra de Eva Halfers é um exemplo de como os jovens talentos podem transformar o espaço urbano em espaços de inspiração e partilha”.
Amarante continua a investir na arte urbana como forma de expressão, educação e valorização do património, enriquecendo visualmente a cidade e aproximando a população da cultura.




