Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz anuncia finalistas da edição 2025

CULTURA. O prémio tem com o objetivo de promover a literatura contemporânea em língua portuguesa e homenagear Eça de Queiroz, figura maior da cultura nacional.

A Fundação Eça de Queiroz e a Fundação Millennium bcp divulgaram os cinco finalistas do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium bcp, que distingue obras de ficção (romance ou novela) escritas em português e publicadas em Portugal nos anos de 2023 e 2024, por autores nacionais com menos de 40 anos à data de publicação.

Entre as 22 candidaturas recebidas — mais do que o dobro da edição anterior — foram selecionadas as seguintes obras:

  • Amor Estragado, de Ana Bárbara Pedrosa
  • Aqui Onde Canto e Ardo, de Francisco Mota Saraiva
  • Campo Pequeno, de João Pedro Vala
  • Faina, de Marta Pais Oliveira
  • Teoria das Catástrofes Elementares, de Rita Canas Mendes

O prémio tem o valor de 10 mil euros e será atribuído no início de setembro, com o objetivo de promover a literatura contemporânea em língua portuguesa e homenagear Eça de Queiroz, figura maior da cultura nacional.

O júri é composto por Ana Luísa Vilela, Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas e Luísa Mellid-Franco. A Comissão de Seleção integrou Ana Lorena Ramalho, Carlos Bobone e Helena Costa Carvalho.

Siga-nos e faça gosto:

Next Post

CDU revela candidatos às Autárquicas´25

Seg Jul 14 , 2025
AUTÁRQUICAS´25. A coligação, que integra o […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.