CULTURA. Na sua 6.ª edição em Portugal, o MIMO, criado no Brasil em 2004, reúne artistas de 13 nacionalidades, alguns dos quais atuam exclusivamente no festival.
Amarante volta a receber o festival MIMO entre os dias 16 e 18 de julho de 2025, com entrada gratuita e um cartaz internacional de peso. Nomes como Ana Moura, José James, Daddy G (dos Massive Attack, em DJ set) e os Fogo Fogo prometem encher a cidade de música e energia.

O programa inclui ainda Juliana Linhares, Aja Monet, Chief Adjuah (anteriormente Christian Scott), Momi Maiga, Natascha Falcão, Sona Jobarteh e Roberto Fonseca, entre outros. Há espaço tanto para artistas consagrados como para talentos emergentes, promovendo diversidade e renovação cultural.
Além dos concertos — centrados principalmente no Parque Ribeirinho e no Centro Cultural de Amarante — o festival oferece visitas guiadas, conversas, feira criativa e oficinas para famílias e crianças, além de ‘workshops’ e ‘masterclasses’.
Com origem em Olinda, no Brasil, o MIMO já realizou 61 edições. Este ano, passou pelo Rio de Janeiro e ainda irá acontecer em São Paulo e Olinda, depois de Amarante.




