CULTURA. Aldina Duarte, Capicua, José Luís Peixoto, Luísa Sobral, Nuno Camarneiro, Pedro Lamares, Cristina Branco, Carlos Tê, Tiago Torres da Silva, Rua das Pretas e Puro L estão entre os convidados que participam na homenagem à poeta, editora e letrista Maria do Rosário Pedreira, na 18.ª edição do Festival Literário Escritaria, que decorre em Penafiel, de 20 a 26 de outubro.
A celebração, que transforma a cidade num palco dedicado à literatura e às artes, destaca a trajetória multifacetada da autora lisboeta, figura incontornável da cultura portuguesa contemporânea. Poeta de voz intimista e sensível, editora de referência, letrista de canções de fado e autora de coleções infanto-juvenis, Maria do Rosário Pedreira será homenageada através de concertos, debates, performances, exposições e encontros literários.

Ao longo de 36 anos de carreira, a autora publicou obras poéticas marcadas pela reflexão sobre o amor, a ausência e o tempo, escreveu letras para intérpretes como Carlos do Carmo, Ana Moura, Aldina Duarte e António Zambujo, e desempenhou um papel essencial na edição de escritores como José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Luísa Sobral.
O programa inclui a apresentação exclusiva de “Caçador de algas”, um livro inédito de contos da autora, e conta com momentos de destaque, como o espetáculo “Mulheres do meu país” (21 de outubro), com Francisca Camelo, Capicua e Cláudia R. Sampaio; o concerto de Rua das Pretas, com a participação da cantora cabo-verdiana Sandra Horta (22 de outubro); e o espetáculo “Poesia em construção”, com Denise, Né (Barrako 27) e Puro L (23 de outubro).
A homenagem prossegue com o concerto de Aldina Duarte e Pedro Lamares, inspirado nos poemas e gostos musicais da homenageada (24 de outubro), e com a performance “Gabinete poético”, de Nelo Sebastian Vera, nos dias 25 e 26. Na noite de 25, Marta e Micó apresentam um concerto de bolso dedicado a temas da poeta em castelhano.
Entre os convidados literários, José Luís Peixoto, Luísa Sobral, Nuno Camarneiro, Cristina Branco, Carlos Tê e Tiago Torres da Silva participam nos debates e conversas dedicadas à obra da homenageada, culminando numa entrevista ao vivo conduzida por Teresa Dias Mendes, dia 25, às 21h30.
Durante a semana, Maria do Rosário Pedreira visitará escolas de Penafiel, participará na inauguração do seu busto e árvore evocativa no Jardim do Sameiro e estará presente na exposição “Portas abertas no coração: o fado de Maria do Rosário Pedreira”, na Biblioteca Municipal.
O Escritaria, único festival literário português que homenageia anualmente um escritor de língua portuguesa vivo, celebra 18 anos de existência. Criado em 2008, já distinguiu nomes como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, Lídia Jorge e Arnaldo Antunes.
Todas as atividades são de acesso gratuito, mediante levantamento de bilhete no Ponto C ou em pontocpenafiel.bol.pt.




