Maria do Rosário Pedreira homenageada no Escritaria 2025 com a presença de grandes nomes da cultura portuguesa

CULTURA. Aldina Duarte, Capicua, José Luís Peixoto, Luísa Sobral, Nuno Camarneiro, Pedro Lamares, Cristina Branco, Carlos Tê, Tiago Torres da Silva, Rua das Pretas e Puro L estão entre os convidados que participam na homenagem à poeta, editora e letrista Maria do Rosário Pedreira, na 18.ª edição do Festival Literário Escritaria, que decorre em Penafiel, de 20 a 26 de outubro.

A celebração, que transforma a cidade num palco dedicado à literatura e às artes, destaca a trajetória multifacetada da autora lisboeta, figura incontornável da cultura portuguesa contemporânea. Poeta de voz intimista e sensível, editora de referência, letrista de canções de fado e autora de coleções infanto-juvenis, Maria do Rosário Pedreira será homenageada através de concertos, debates, performances, exposições e encontros literários.

Ao longo de 36 anos de carreira, a autora publicou obras poéticas marcadas pela reflexão sobre o amor, a ausência e o tempo, escreveu letras para intérpretes como Carlos do Carmo, Ana Moura, Aldina Duarte e António Zambujo, e desempenhou um papel essencial na edição de escritores como José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Luísa Sobral.

O programa inclui a apresentação exclusiva de “Caçador de algas”, um livro inédito de contos da autora, e conta com momentos de destaque, como o espetáculo “Mulheres do meu país” (21 de outubro), com Francisca Camelo, Capicua e Cláudia R. Sampaio; o concerto de Rua das Pretas, com a participação da cantora cabo-verdiana Sandra Horta (22 de outubro); e o espetáculo “Poesia em construção”, com Denise, Né (Barrako 27) e Puro L (23 de outubro).

A homenagem prossegue com o concerto de Aldina Duarte e Pedro Lamares, inspirado nos poemas e gostos musicais da homenageada (24 de outubro), e com a performance “Gabinete poético”, de Nelo Sebastian Vera, nos dias 25 e 26. Na noite de 25, Marta e Micó apresentam um concerto de bolso dedicado a temas da poeta em castelhano.

Entre os convidados literários, José Luís Peixoto, Luísa Sobral, Nuno Camarneiro, Cristina Branco, Carlos Tê e Tiago Torres da Silva participam nos debates e conversas dedicadas à obra da homenageada, culminando numa entrevista ao vivo conduzida por Teresa Dias Mendes, dia 25, às 21h30.

Durante a semana, Maria do Rosário Pedreira visitará escolas de Penafiel, participará na inauguração do seu busto e árvore evocativa no Jardim do Sameiro e estará presente na exposição “Portas abertas no coração: o fado de Maria do Rosário Pedreira”, na Biblioteca Municipal.

O Escritaria, único festival literário português que homenageia anualmente um escritor de língua portuguesa vivo, celebra 18 anos de existência. Criado em 2008, já distinguiu nomes como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, Lídia Jorge e Arnaldo Antunes.

Todas as atividades são de acesso gratuito, mediante levantamento de bilhete no Ponto C ou em pontocpenafiel.bol.pt.

Siga-nos e faça gosto:

Next Post

“CapriClean”, “BrickLab”, “FADDO” e “Velhos? Só na Cédula!” os vencedores do Prémio de Inovação MarcoInvest 2025

Seg Out 20 , 2025
EMPREENDEDORISMO. Já são conhecidos os vencedores […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.