Golo de Tiago Ventura dita conquita amarantina diante do Mafra que já não perdia há mais de três meses
O Amarante FC conquistou este sábado os primeiros três pontos na fase de Apuramento de Campeão da Liga 3 Placard, ao vencer o CD Mafra por 1-0, num encontro decidido por um golo de Tiago Ventura, aos 21 minutos. A vitória coloca os amarantinos na luta pelos lugares cimeiros e interrompe uma série de mais de três meses sem derrotas dos mafrenses, que não perdiam desde 9 de novembro.
Num duelo entre equipas com um jogo em atraso devido aos temporais que afetaram jornadas anteriores, o Amarante entrou mais incisivo e assumiu as despesas do jogo desde cedo. A equipa da casa desperdiçou duas ocasiões claras nos primeiros 20 minutos — por Arome (4’) e Rui Pedro (16’) — antes de chegar à vantagem.

O lance do golo nasce de uma hesitação defensiva de Camarará, que perdeu a bola para Saint-Louis junto à linha final. O norte-americano assistiu Tiago Ventura com um passe longo e o lateral-direito finalizou com potência, fazendo a bola atravessar a área e bater na rede, num remate que premiou a maior objetividade da formação amarantina.
Após o intervalo, o CD Mafra reagiu e assumiu maior protagonismo ofensivo, beneficiando também das alterações promovidas ao intervalo. Ainda assim, o Amarante esteve perto de ampliar a vantagem no recomeço, com Rui Pedro (47’) e Tiago Ventura (48’, por duas vezes) a ameaçarem o segundo golo.

A partir da hora de jogo, emergiu a figura da partida: Martim Duarte. O guarda-redes do Amarante protagonizou um conjunto de intervenções decisivas, travando um remate de longe de Lénio (59’), fechando o ângulo a Francisco Ferreira (62’) e negando novo golo ao mesmo avançado já nos instantes finais (90’). Nos descontos, evitou ainda um autogolo de Vivas com uma intervenção de reflexos apurados (90’+5).
Apesar da pressão final dos visitantes, o Amarante também dispôs de oportunidades para sentenciar. Aos 83’, Faissal ganhou a bola em profundidade, mas chocou com o guardião Pedro Silva. Já nos descontos, Marcelo acertou na base interior do poste esquerdo, num remate à entrada da área que esteve perto de selar o resultado.
Homem do Jogo: Martim (Amarante FC)

O guarda-redes do Amarante não marcou, mas fez quatro defesas que mereceram celebração dos adeptos amarantinos como se tivessem sido golos. De facto, Martim Duarte negou literalmente o golo ao Mafra aos 59’ (remate de longe de Lénio), 62’ (Francisco Ferreira), 90’ (novamente Francisco Ferreira) e 90’+5, desta vez desviando o atraso imprudente de Vivas com uma fantástica palmada para canto. Uma tarde brilhante, num encontro com várias exibições de qualidade superior.
FICHA DE JOGO
AMARANTE FC 1-0 CD MAFRA (1-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard
3ª jornada – Apuramento de Campeão
Estádio Municipal de Amarante
Árbitro: Daniel Martins
Árbitros assistentes: João Tengarrinha e Gonçalo Santos
Quarto árbitro: Álvaro Santos
VAR: Fábio Nunes
AVAR: Rui Silva
AMARANTE FC: Martim; Feliciano, João Filipe [cap], Harruna, Fernando Almeida (Moisés Conceição, 85’), Daniel Rodrigues (Faissal, 64’), Samuel Vivas, Saint-Louis (Afonso Meireles, 85’), Rui Pedro, Tiago Ventura e Arome (Marcelo, 76’)
Suplentes não utilizados: Flores, Obama, Diogo Nascimento, Edu e Roger Almeida
Treinador: Alex Costa
Disciplina: cartão amarelo para Martim (86’) e Afonso Meireles (90’+2)
CD MAFRA: Pedro Silva; Moussa Camara, Kauê, Niang, Celso Raposo (Moreira, 72’), Stanley Iheanacho (Fati, 46’), Andrey (Vítor Gonçalves, 46’), Braima [cap] (Ruben, 78’), Francisco Ferreira, João Ferreira (Rodri, 55’) e Lénio
Suplentes não utilizados: Luís Ribeiro, Precatado, Raphael Rossi e Samba So.
Treinador: Orest Shala
Disciplina: cartão amarelo para Andrey (20’) e Fati (52’)
Golo: 1-0, Tiago Ventura (21’)




