Amarante lança campanha de vacinação antirrábica e microchipagem de cães

A Câmara Municipal de Amarante promove, entre 11 de maio e 22 de junho, a campanha anual de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de cães, a decorrer nas freguesias do concelho.

A campanha oficial de vacinação antirrábica de canídeos arranca a 11 de maio e prolonga-se até 22 de junho em várias freguesias do concelho de Amarante, com o objetivo de reforçar a proteção da saúde pública e o bem-estar animal.

A vacinação tem um custo de 10 euros, ao qual acresce 1 euro nos casos em que seja necessária a emissão do boletim sanitário. Sempre que seja realizada a identificação eletrónica — através da colocação de microchip — é aplicado um valor adicional de 2,50 euros, correspondente ao registo no sistema nacional.

A Autarquia sublinha que a colocação de microchip só pode ser efetuada em simultâneo com a vacinação antirrábica, não sendo possível realizar este procedimento de forma isolada.

As autoridades recordam ainda que a ausência de vacinação válida ou de identificação eletrónica obrigatória constitui uma contraordenação, sujeita a coimas que podem variar entre 50 e 3.740 euros para pessoas singulares.

Após o término da campanha nas freguesias, os proprietários poderão continuar a vacinar os seus animais no Centro de Recolha Oficial de Animais de Amarante, às segundas e quartas-feiras, entre as 14 horas e as 16.30 horas.

A Câmara apela à colaboração dos detentores de cães, destacando a importância da adesão à campanha como medida essencial para prevenir doenças e garantir o cumprimento das obrigações legais.

Siga-nos e faça gosto:

Next Post

Oliveira recebe três dias de cultura e tradição com “Andar no Laréu”

Dom Abr 26 , 2026
Música, dança, artesanato e atividades para […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.