O Município de Celorico de Basto registou receitas superiores a 37 milhões de euros em 2025 e reduziu o peso da dívida, apresentando um resultado líquido positivo de cerca de 920 mil euros, segundo o relatório de contas aprovado pelo executivo municipal.
A Câmara Municipal de Celorico de Basto aprovou, em reunião do executivo, o Relatório de Gestão e Prestação de Contas relativo a 2025, documento que segue agora para apreciação da Assembleia Municipal. A proposta contou com os votos contra dos vereadores do PS/Nós Cidadãos.

De acordo com o relatório, o município alcançou receitas superiores a 37 milhões de euros e uma taxa de execução da receita de 90%, indicadores que, segundo o executivo do PSD, refletem uma gestão orientada para resultados e a capacidade de concretização dos projetos previstos.
O presidente da autarquia, José Peixoto Lima, destaca que os resultados assentam numa estratégia de “gestão rigorosa e transparente”, sublinhando que foi possível “mobilizar receitas sem sobrecarregar os cidadãos”, nomeadamente ao nível de impostos, taxas e serviços.
“Temos atuado com rigor, assegurando a concretização dos projetos e objetivos definidos, garantindo simultaneamente a estabilidade financeira do município e a construção de um futuro mais sustentável”, afirmou.

O autarca salientou ainda a redução do prazo médio de pagamento a fornecedores, que passou de 18 para 14 dias, e o saldo transitado para a gerência seguinte, fixado em cerca de 7,7 milhões de euros, como indicadores da solidez financeira do município.
No plano do investimento, a autarquia destaca a aposta em áreas consideradas estratégicas, como a saúde, a habitação, a educação e a reabilitação da rede viária, mantendo o compromisso de desenvolvimento do território.
José Peixoto Lima acrescenta que “a melhoria contínua dos indicadores de desempenho financeiro tem sido um objetivo central”, considerando que os resultados agora apresentados reforçam a capacidade de planeamento e execução para o próximo exercício.


