Arqueologia inédita de Amarante chega ao debate público

Resultados de investigações arqueológicas ainda não divulgados sobre dois dos mais relevantes espaços patrimoniais de Amarante vão ser apresentados ao público no próximo dia 13 de junho, numa iniciativa integrada nas Jornadas Europeias da Arqueologia 2026.

O encontro científico “Um Encontro com o Passado”, promovido pelo Município de Amarante, decorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e reunirá investigadores que têm trabalhado no estudo e interpretação do património arqueológico local.

Entre os temas em destaque estará uma nova leitura do Paço de D. Loba, monumento que continua a suscitar questões sobre a sua origem e evolução histórica. A proposta interpretativa será apresentada pelos arqueólogos Ricardo Teixeira e José Sendas, com base na análise arqueológica realizada ao imóvel.

A sessão dará igualmente espaço à divulgação dos mais recentes contributos para o conhecimento da Colina de Entremuros, um dos locais de maior interesse patrimonial do concelho. A comunicação será conduzida por Daniel Ribeiro, técnico do Município de Amarante.

A iniciativa insere-se nas Jornadas Europeias da Arqueologia, que decorrem entre 12 e 15 de junho em vários países europeus sob o tema “Arqueologia a Acontecer”. O programa procura aproximar os cidadãos do trabalho desenvolvido pelos arqueólogos e reforçar a importância da investigação e preservação do património cultural.

A participação no encontro é gratuita.

Siga-nos e faça gosto:

Next Post

Baião disputa prémio europeu de destino turístico emergente

Qua Jun 10 , 2026
Baião foi nomeado para o prémio […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.