Sessão no Solar dos Magalhães dá a conhecer duas publicações sobre os forais medievais e a evolução histórica do território.
O Solar dos Magalhães, em Amarante, recebe no próximo sábado, 27 de junho, às 18h00, a apresentação de duas obras dedicadas à história do concelho e à evolução do seu território. A iniciativa, promovida pelo Município, dará a conhecer os livros Forais: Da Terra e Concelho de Gouveia de Riba Tâmega, de José Oliveira Pinto da Cunha, e Agiestaço, de António Aires.

As duas publicações procuram aprofundar o conhecimento sobre as origens históricas e administrativas de Amarante, contribuindo para o estudo da identidade local e da formação do território ao longo dos séculos.
Um dos destaques da sessão será a obra dedicada aos forais, documentos que, durante a Idade Média, estabeleceram os direitos, deveres e regras de organização das comunidades. Considerados marcos fundamentais na criação e administração dos concelhos, estes diplomas permitem compreender a evolução política, social e administrativa dos territórios portugueses.
Com a apresentação destas edições, o Município pretende aproximar o conhecimento académico da comunidade, valorizando o património histórico e incentivando o interesse pela história local.
Segundo a autarquia, a iniciativa integra a estratégia de promoção da identidade e da memória coletiva do concelho, procurando reforçar o sentimento de pertença da população através da divulgação de estudos sobre o património histórico de Amarante.
A sessão é de entrada livre e destina-se a todos os interessados na história, no património e na evolução do território amarantino.


