Morreu Babo Ribeiro, comandante dos Bombeiros do Marco durante 38 anos

António de Babo Pinto Ribeiro, uma das figuras maiores da história dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, morreu. Antigo comandante da corporação durante quase quatro décadas, entre 1 de maio de 1969 e 19 de junho de 2007, deixou uma marca profunda na instituição e no desenvolvimento da resposta dos bombeiros no concelho.

A notícia foi avançada pelos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, que recordam Babo Ribeiro como um homem de visão, determinação e forte sentido de missão, responsável por uma parte significativa do crescimento da corporação.

Durante o período em que esteve no comando, impulsionou a criação das secções de Vila Boa do Bispo e de Constance, além de lançar as bases para a expansão dos Bombeiros para o baixo concelho. Esse projeto concretiza-se agora com a criação da Secção de Alpendorada, Várzea e Torrão, cuja inauguração está prevista para o próximo dia 20 e que, perante a morte do antigo comandante, assume um significado especial para a corporação.

Mas o legado de Babo Ribeiro não se limitou à expansão territorial dos bombeiros. A corporação destaca também o seu papel nas equipas de manobras, área em que se distinguiu pelo conhecimento, exigência, dedicação e capacidade de liderança. O seu trabalho contribuiu para projetar o nome dos Bombeiros do Marco para além do concelho, conquistando reconhecimento entre bombeiros portugueses e estrangeiros.

A visão de um corpo de bombeiros próximo das populações e com capacidade de resposta em todo o território marcou o percurso de Babo Ribeiro e ajudou a definir a instituição que existe atualmente.

Museu dos Bombeiros recebeu o seu nome

O reconhecimento da corporação pelo seu percurso ficou também expresso no ano passado, quando a Direção e o Comando dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses decidiram atribuir o nome de Comandante Babo Ribeiro ao Museu dos Bombeiros.

A homenagem pretendeu perpetuar a memória de um homem que dedicou décadas à instituição e à causa dos bombeiros.

Na mensagem publicada após a sua morte, a corporação sublinha que o crescimento e a dimensão que hoje caracterizam os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses têm “inevitavelmente” a marca do antigo comandante.

O Município do Marco de Canaveses também manifestou profundo pesar pela morte de Babo Ribeiro, destacando os quase 40 anos de serviço à comunidade e o seu contributo para a criação e expansão das estruturas da corporação.

As duas instituições apresentaram condolências à família e a todos os que acompanharam o percurso do antigo comandante, cuja obra permanece ligada à história dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.

Siga-nos e faça gosto:

Next Post

Marco 09 cai na Póvoa e perde liderança da Série A na Liga 3

Dom Ago 16 , 2026
O Marco 09 perdeu este domingo […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.