Casa da Granja inaugura exposição “Vós, Eu e Eles” de Juan Nördlinger

A Casa da Granja – Espaço Cultural e Museológico inaugura no próximo sábado, 19 de setembro, às 16h00, a exposição de artes plásticas “Vós, Eu e Eles”, do artista argentino Juan Nördlinger, com curadoria de Verónica Teixeira Pinto. A mostra ficará patente até 7 de novembro de 2026 nos espaços de exposições temporárias.

A exposição reúne trabalhos que refletem uma fase de transição profunda na vida do artista, marcada pela passagem da Argentina para Portugal e por uma dedicação intensa à pintura. As obras exploram temas como identidade, emoção e condição humana, criando narrativas visuais que procuram estabelecer um diálogo direto com o visitante. Nördlinger sublinha o carácter pessoal da mostra: “Esta exposição é-me especial porque homenageia memórias que trago comigo da Argentina e as memórias que fui construindo em Portugal, de que me aproprio, transformando-as nos quadros que são expostos.”

Nascido em Buenos Aires, em 1949, Juan Nördlinger construiu o seu percurso artístico através de formação contínua e contacto com figuras centrais da arte contemporânea argentina. Frequentou a Escuela Superior de Bellas Artes Ernesto de la Cárcova, trabalhou com nomes como Carlos Gorriarena, Pablo Suárez, Márcia Schwartz e Tulio de Sagastizabal, e aprofundou técnicas de gravura, litografia, pintura e instalação. Em 2010 instalou o seu atelier em Buenos Aires e, desde 2021, desenvolve atividade artística também em Vila Nova de Gaia.

Com dezenas de exposições individuais e coletivas na Argentina e em Portugal, o artista tem sido distinguido em salões e prémios de referência, como o Prémio Itaú El Salón Manuel Belgrano e o Museu Sívori, onde foi selecionado e premiado em várias edições.

“Vós, Eu e Eles” apresenta-se como mais um capítulo de um percurso marcado pela investigação pictórica e pelo diálogo entre pintura, gravura, litografia, cerâmica e instalação, num trajeto que cruza dois países e duas geografias afetivas.

A Casa da Granja reforça, assim, a sua programação cultural com uma exposição que promete atrair público e estimular o contacto com a criação contemporânea.

Siga-nos e faça gosto:

Next Post

T’Amaranto regressa a Amarante para a 23.ª edição entre 9 e 13 de setembro

Ter Set 8 , 2026
Amarante volta a receber o T’Amaranto […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.