Montemuro Granfondo regressa às montanhas mágicas

EVASÃO. São esperados cerca de um milhar de participantes para desafiar as dificuldades impostas pelos vales do Ardena, Bestança, Cabrum, Paiva e Sampaio, com passagem no alto de Montemuro e uma pequena incursão – na distância maior – pelo concelho de Castro Daire.

A vila de Cinfães do Douro recebe no próximo dia 16 de Abril mais uma edição do passeio cicloturístico Montemuro Granfondo, cuja serra, povoada até cerca dos 1100 metros de altitude, integra a lista nacional de sítios da Rede Natura 2000.

A iniciativa conta novamente com o apoio do Município de Cinfães, que assim leva uma vez mais aos maciços do Montemuro e da Gralheira, berço das quatro ‘montanhas mágicas’ – Freita, Arada e Arestal, às quais se junta aquela que dá nome a este granfondo –, um dos maiores eventos velocipédicos da região.

A partida e chegada acontecerão no centro da vila de Cinfães, palco para as três distâncias que a organização propõe: 130 km na versão Granfondo, 90 km para quem optar pelo Mediofondo, e 62 km para os participantes no Minifondo.

O dorsal n.º 1 será envergado por Tiago Aragão, atleta com passagem por vários desportos e treinador nas disciplinas de ciclismo, trail running, atletismo e triatlo. Natural de Cinfães e totalista de todas as edições do Montemuro Granfondo, Tiago Aragão destaca como atrativos o grau de dificuldade da prova e a beleza das paisagens nas zonas montanhosas do maciço e sobranceiras ao rio Douro. “Tem tanto de belo como de duro”, particularmente nas passagens por Aveloso e S. Pedro, mas “quanto mais duro é, mais nos marca e mais ligados ficamos à modalidade”, explica o atleta. Como tal, o Montemuro Granfondo “é um bom exemplo disso e quem lá vai não esquece porque traz na memória o facto de ter superado todas aquelas dificuldades”.

A par dos muitos pontos de interesse que a região oferece, os participantes terão também a oportunidade de saborear o típico Arroz de Aba, ex-líbris da gastronomia cinfanense que será oferecido num almoço volante. Já os atletas mais jovens, dos 5 aos 12 anos, têm a possibilidade de disputar uma prova por categorias, que acontece no dia anterior, às 17 horas.

António Orlando

Next Post

Desmantelados dois matadouros clandestinos de borregos no Marco de Canaveses e em Vila Pouca de Aguiar

Dom Abr 9 , 2023
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.