Amarante e Marco de Canaveses com selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais

INCLUSÃO. Cinfães, Felgueiras, Penafiel e Paredes são outros municípios de uma lista de 59 autarquias de norte a sul do país, que vão receber o selo de mérito no âmbito da 3.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) 

No total, os membros do júri da iniciativa Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, do Movimento Cuidar dos Cuidadores, analisou 66 projetos de autarquias locais. Destes, foram reconhecidos projetos de 59 autarquias que, de acordo com os representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram, se destacam pelo cumprimento dos critérios definidos, sendo-lhes, por isso, atribuído um Selo de Mérito.

O projeto que vai já na 3ª edição, tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Amarante, Marco de Canaveses, Cinfães, Felgueiras, Penafiel, Paredes, Albufeira, Almada, Almagreira, Amadora, Arruda dos Vinhos, Cabeceiras de Basto,   Cantanhede, Caniço, Carriço, Castelo Branco, Celorico da Beira, Coruche, Cuba, Espinho, Évora, Gondomar, Guimarães,  Ílhavo, Loures, Louriçal, Lousada, Machico, Mafra, Maia, Matosinhos, Mealhada, Miranda do Corvo, Mirandela, Montalegre, Moura, Nelas, Odemira, Oeiras, Ourém, Ovar, Pombal, Portimão, Porto, Póvoa de Lanhoso, Queluz e Belas, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santiago do Cacém, São Pedro Fins, Sesimbra, Tavira, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde, Vouzela, foram as autarquias vencedoras deste projeto.  

O júri foi composto por membros do Movimento, nomeadamente: Catarina Alvarez, em representação da Alzheimer Portugal, Celeste Campinho,  Presidente da Associação das Doenças da Tiróide, Margarida Costa, em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro,  Palmira Martins, em representação da RD Portugal e  Vítor Neves, Presidente da EuropaColon. 

O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido, anteriormente, duas edições deste projeto. No total das três edições foi atribuído o selo de mérito RACCI a 125 projetos.

Sobre a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais

  • Por forma a concretizar a missão do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais concretizamos, pela segunda vez, a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) para integrar os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, sejam de que região for.

Sobre o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

  • Reconhecidos recentemente por um Estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores têm estado em destaque nos últimos tempos. E é porque, apesar de insubstituíveis, muitos continuam ainda invisíveis, que a Merck Portugal decidiu, no seguimento de um projeto corporativo global, o ‘Embracing Carers’, lançar em 2020 no País um Movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’. Este movimento, apoiado pela Merck, empresa alemã da indústria química, farmacêutica e de ciências biológicas, conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe.

António Orlando

Next Post

CdP. Amarante FC e Marco09 empatam, ambos em casa. Vila Meã volta a perder

Dom Fev 11 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.