Baião. Câmara adquire terreno na Aboboreira para criar pequenos bosques

AMBIENTE. O terreno agora adquirido irá ser alvo de uma ação de reflorestação planeada no âmbito de uma ZIF- Zona de Intervenção Florestal com o objetivo de se criar pequenos bosques (bosquetes).

No âmbito da estratégia de ordenamento do território, em especial nas áreas de montanha, a Câmara Municipal de Baião adquiriu “mais um terreno” com uma área de 10.000 m2, na serra da Aboboreira.

“Esta parcela situa-se em linha de continuidade com o terreno que foi adquirido há cerca de um ano, com uma área de 115.000 m2, reforçando a área de intervenção do município, com vista à constituição de uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF) em Baião, projeto que temos vindo a trabalhar com entidades de referência”, refere o presidente da autarquia, Paulo Pereira.

O terreno agora adquirido “irá ser alvo de uma “ação de reflorestação” planeada que “obedece às melhores técnicas seguidas em Portugal”, com a plantação de espécies autóctones adequadas à altitude e morfologia do espaço, distribuídas por forma a criarem bosquetes, assegurando uma descontinuidade arbustiva essencial para evitar a propagação de incêndios. A plantação irá assegurar uma faixa de segurança de 60 metros, garantindo o eventual traçado da rede primária de faixa de gestão de combustível.

Refira-se que em 2021, no contexto da estratégia de ordenamento do território, a autarquia já havia adquirido um outro terreno, com 27 000 m2, na União de Freguesias de Campelo e Ovil, junto à zona de lazer fluvial da Fraga do Rio.

Estas aquisições no entender do vereador com o Pelouro do Ambiente, Henrique Ribeiro, “reforçam a implementação de boas práticas em termos ambientais e de aumento da resiliência da floresta às alterações climáticas, em especial em matéria de incêndios, mas também em termos de reflorestação e ordenamento da nossa floresta, um dos pilares de desenvolvimento de Baião”.

“O nosso exemplo poderá ser seguido pelos particulares, por forma a fazermos da floresta uma fileira económica que potencie a sua salvaguarda e proteção”, acrescentou, Paulo Pereira, presidente da Câmara.

António Orlando

Next Post

Cerca de meia centena de automobilistas perdeu a vida durante a quadra natalícia

Sex Jan 5 , 2024
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.