AGENDA. O Cine-Teatro de Amarante recebe, em março, a peça de teatro “Branca de Neve”, o concerto de Tiago Bettencourt e Gonçalo Santos, o filme que adapta ao cinema o romance de Agustina Bessa-Luís “A Sibila”, e o projeto cinematográfico e literário de Nuno Viana “Amor em Quarentena”. Os bilhetes estarão à venda a partir das 10 horas de sexta-feira, 23 de fevereiro, na bilheteira do Cine-Teatro de Amarante ou em www.bol.pt.
A programação de março no Cineteatro de Amarante começa com uma produção externa da Metrosonic, com o concerto de Gonçalo Santos, a 2 de março. O músico amarantino vai apresentar o single “Amor de Verdade”, com influências que vão do pop ao hip-hop. Com início às 21.30 horas, os bilhetes custam 12,50 euros.
A 10 de março, o Cine-Teatro convida as crianças a assistirem à peça de teatro que dá vida a um dos contos de fadas mais populares da literatura ocidental, “A Branca de Neve”. A partir do clássico homónimo dos irmãos Grimm, a interpretação criativa da Jangada Teatro conta a história de uma madrasta malvada, um espelho mágico, uma maçã envenenada, sete anões bondosos, um príncipe gracioso e um final feliz. A sessão começa às 18 horas e o preço dos bilhetes é de 5 euros.
Dia 16 volta a ouvir-se música com Tiago Bettencourt. A celebrar 20 anos de carreira – que tive início com “Esquissos”, o primeiro álbum dos Toranja – o músico e compositor vai apresentar ao vivo sucessos como “Carta”, “Morena” e “Viagem”. O concerto começa às 21.30 horas e o bilhete custa 20 euros.
Pela primeira vez no renovado Cine-Teatro de Amarante, há uma sessão de cinema, será com a exibição da adaptação do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, “A Sibila”, no dia 23 de março, às 18 horas. Uma sessão de acesso gratuito que celebra o regresso do cinema ao Cine-Teatro e a obra da escritora amarantina. Um filme de Eduardo Brito, com Maria João Pinho e Joana Ribeiro, que retrata a relação entre uma jovem escritora e a sua tia, personagens vibrantes inspiradas em figuras reais, a viver no interior norte de Portugal em meados do século XX. Os interessados devem levantar o ingresso na bilheteira do Cine-Teatro de Amarante a partir das 10 horas de sexta-feira, 23 de fevereiro.
A 24 de março, Nuno Viana apresenta o projeto cinematográfico e literário “Amor em Quarentena”, também com entrada gratuita. Um projeto poético, musical e cinematográfico baseado numa história real, iniciado em 2020, cuja conceção, produção e realização ocorreu durante o período pandémico. A exibição do filme está marcada para as 15 horas, no Cine-Teatro, seguida da inauguração de uma exposição de fotografia no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, às 17 horas.
O livro de poesia, que serve de base a todo o projeto, conta com 13 poemas e materializa-se em filme com atuações cinematográficas protagonizadas por alguns dos maiores artistas nacionais. Os interessados devem levantar o ingresso na bilheteira do Cine-Teatro de Amarante a partir das 10 horas, de sexta-feira, 23 de fevereiro.