CULTURA. As paisagens do Torrão, Marco de Canaveses, na foz do Tâmega, paredes meias com Entre-Os-Rios, Penafiel, é um dos cenários do filme ‘Terra Vil’, de Luís Campos, e que começa a ser rodado já na próxima semana e que conta com Lúcia Moniz e o ator Rúben Gomes no elenco principal. O paivense António Capelo é outro dos atores da película.
O filme denominado por “Lampreias e masculinidade tóxica” irá ter imagens da Procissão das Endoenças que se realiza entre quinta e sexta-feiras na zona ribeirinha do Torrão e Entre-Os- Rios.
Os atores vão-se misturar com os fieis na procissão a quem o realizador do filme é pedido para que não olhem para as camaras de filmagem para que seja dada naturalidade à presença dos atores na procissão. Caso contrário não será possível integrar as Endoenças no filme.
Para além do Torrão e Entre-os-Rios, a película vai retratar cenários nas zonas de Castelo de Paiva, Vila Nova de Gaia e Gondomar.
“Lampreias e masculinidade tóxica” são temas desta longa-metragem, numa história que se passa “num contexto marcado pelas alterações climáticas, em que um rapaz auxilia o seu pai e as vizinhas na pesca e venda de lampreia”, refere a assessoria envolvida neste projeto.
“Perante o declínio da atividade, o comportamento errático do pai e a crescente escassez de meios, a sustentabilidade depende de mudanças que resistem a fazer”, revela a mesma nota.
Nas palavras do realizador, Luís Campos, o filme pretende “suscitar uma reflexão sobre as definições de opressão e de masculinidade que derivam de uma sociedade patriarcal”, ao mesmo tempo que questiona “os pontos de vista de uma sociedade liderada por homens no que diz respeito ao comportamento com o sexo oposto” e transmite para o público juvenil uma “mensagem de esperança na construção de um mundo melhor”.
Para além de Lúcia Moniz e Rúben Gomes, o elenco conta com Francisca Sobrinho, José Martins ou António Capelo, assim estreantes, como William Cesnek e Beatriz Relvas e vários representantes da comunidade local.
O filme conta com o apoio financeiro do ICA e tem exibição prevista na RTP, sendo uma coprodução internacional entre Portugal e Itália através das produtoras Matiné, Disparté, Um Segundo Filmes, Agente a Norte e BRO Cinema.
LUÍS CAMPOS, Realizador
- Fundador do Guiões – Festival do Roteiro de Língual Portuguesa, adquiriu experiência em conceituadas produtoras como é o caso da RT Features (Brasil), a Savage Film (Bélgica) ou a BRO Cinema em Portugal. Atualmente gere a sua própria produtora Matiné, que já assinou a produção das curtas-metragens “Boca Cava Terra” e mais recentemente “Monte Clérigo”, obra vencedora do Grande Prémio Nacional do FEST.